Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Exemplo: PLANO DE AULA

Disciplina: Matemática Série/Ano: 8ºano
Turno: Matutino
Período de Duração: 3 aulas de 50 min.
Bimestre: 2º bimestre
Professor: Rogerio J.H.M. Ribeiro

OBJETIVO DA AULA:
 Levar os alunos a explorar figuras poligonais através da visualização, construção e classificação através dos conhecimentos prévios trabalhados: noções sobre lados, vértices, diagonais e ângulos.

EIXO NORTEADOR:
Espaço e Forma

COMPETÊNCIAS:
Ser capaz de ver que a geometria, contribui para a aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a aplicação de propriedades e a transformação de figuras.

HABILIDADES:
 Nomear os polígonos a objetos do cotidiano;
 Identificar, classificar e construir diversos tipos de polígonos;
 Calcular ângulos e diagonais de polígonos;
 Determinar o conceito de semelhança de polígonos


CONTEÚDO:
 Polígonos

METODOLOGIAS:
 Aulas expositivas, leitura de textos ; resolução e correção de exercícios, resolução e situações-problema, utilização de slides sobre polígonos, pesquisas na internet com aula na videoteca, atividade oral e escrita, desafios, debates, relatórios, pesquisa extraclasse.

SITUAÇAO DIDÁTICA:
 Diante do conteúdo exposto e após ver os slides pedir que os alunos identifiquem nas figuras lados, vértices, diagonais, ângulos internos e externos após debate pedir que os alunos leiam o conceito de polígonos para melhor entendimento. Após a pesquisa reforçar alguns conceitos e trabalhar lista de exercícios.

RECURSOS:
 Quadro/ pincel
 Livro didático
 Livro paradidático
 Atividades em fotocopias
 Pen- drive, Internet e data-show

AVALIAÇÃO:
 Ocorrerá durante as atividades observando a exploração dos alunos em seus grupos , seus comentários na resolução das atividades e questionamentos propostos durante a apresentação.

REFERENCIAS:
BONJORNO, José Roberto – Matemática: Fazendo a diferença 6° a 8° ano/ José Roberto Bonjorno, Regina Azenha Bonjorno, Airton Olivares – 1ª edição S.P.: FTD 2006
DANTE,Luis Roberto. Tudo é matemática. , 6° a 8° ano. São Paulo, Ática. 2007. GUELLI, Oscar. Matemática: uma aventura do pensamento. 6° a 8° ano. São Paulo, Ática. 2002 e 2005.
BONGIOVANNI, Vincenzo. Matemática Vida: números, medidas, geometria. 6° a 8° ano. São Paulo, Ática. 1998.
Material gestar II
Http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm
Http://pt.wikipédia.org/wiki/poligonos

Nenhum comentário:

Postar um comentário